Olá pessoal, nesse curso vamos aprender desde a concepção como tirar uma ideia do papel e transformar ela em um produto, vamos passar por todas as etapas incluindo o brainstorm então se desenvolvimento de jogos é algo que voce curte, esse curso é pra você.
Setando expectativas
Primeiro de tudo, esse curso não vamos usar nenhuma engine então se você está a procura de desenvolvimento usando Unity, Unreal em breve teremos cursos sobre elas, nesse vamos desenvolver a base MMOWB (Massive Multiplayer Online Web Browser).
O que é um MMOWB?
MMOWB é um jogo que roda no navegador, ele é um jogo multiplayer online e massivo, ou seja, muitas pessoas podem jogar ao mesmo tempo, e ele é um jogo de browser, ou seja, ele roda no navegador.
Alguns exemplos de jogos como esse são:
- Thecrims (https://www.thecrims.com/)
- Tribalwars (https://www.tribalwars.com.br/)
- Ikariam (https://br.ikariam.gameforge.com/)
Se você nunca viu jogos assim, recomendo você da uma olhada são realmente viciantes.
Qual tecnologias usaremos?
Esse curso não está focado em nenhuma tecnologia especifica, você poderia facilmente usar qualquer tecnologia que prefirir, no meu caso vou usar a T3 que é uma stack baseada em Typescript, TRPC e Tailwind em cima de um NEXTJS com prisma.
Como mencionei antes a tecnologia não importa, vou usar um boilerplate justamente pra não perder tempo com setup do projeto sendo que a maior parte dele já vem pre configurada. Caso tenha interesse você pode fazer usando Nuxt ou SvelteKit que são frameworks similares ao NextJS, basta fazer o setup do projeto e seguir o curso.
Primeiro vamos ao Brainstorm
Por se tratar de um jogo text-based a maior parte das interações do usuario serão feitas com o servidor e não entre usuarios e provavelmente não precisaremos de usar um Socket para fazer essa comunicação mas caso isso mude no dercorrer do curso vamos adicionar.
Ah quase me esqueci, esse projeto não é algo que eu fiz previamente e estou apenas o curso de como fazer o passo a passo, aqui vamos listar todo o processo de descobrimento, desenvolvimento e deploy do projeto.
Quais são os requisitos do nosso jogo?
Como estamos fazendo um jogo do zero, podemos fazer o que bem entendermos mas aqui vou me ater a um escopo pequeno para que não fique algo muito massante, vamos fazer as coisas aos poucos e ir evoluindo o jogo.
- Cadastro de usuario
- Login de usuario
- Sistema de autenticação
- Definição de classes
- Skills
- Mapas
- Monstros
- Batalhas
- Quests
Mapa mental
Eu gosto de densevolver um mapa mental antes de fazer as coisas porque eu consigo enxergar as conexões entre as coisas, isso facilita na hora do desenvolvimento porque não precisamos ficar refazendo as coisas porque da mais trabalho.
Esse mapa mental vai ajudar a se guiar durante a criação dos modelos.